PRODUTOS E SERVIÇOS
A Evolut Gestão Organizacional e Treinamentos é membro mantenedor da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade e do Ipeg – Instituto Paulista de Excelência em Gestão e está preparada não só para avaliar o nível de maturidade, mas também para criar planos de ação que possam alavancar a maturidade e os resultados dos mais variados tipos de organizações.
Nossos consultores e parceiros estão aptos a prestar serviços nas seguintes áreas:
• Gestão Organizacional
• Planejamento
• Melhoria Contínua
• Inovação
Buscamos soluções adequadas frente às necessidades e realidades de nossos clientes focados em manter nosso compromisso de “Acelerar Resultados com foco e simplicidade”, agregando valor para os negócios onde atua.
A Evolut Gestão Organizacional e Treinamentos é membro mantenedor da FNQ Fundação Nacional da Qualidade e do Ipeg – Instituto Paulista de Excelência em Gestão e está preparada não só para avaliar o nível de maturidade, mas também para criar planos de ação que possam alavancar a maturidade e os resultados dos mais variados tipos de organizações.
O nível de maturidade da gestão organizacional está associado ao conhecimento adquirido pela empresa ao longo do tempo e da forma como esse conhecimento se transforma em resultados efetivos.
Através da avaliação do grau de maturidade da gestão (Diagnóstico da Gestão), pontuamos os processos gerenciais e os resultados organizacionais, proporcionando e facilitando os meios para a comparação e compreensão do mercado onde a organização atua e se relaciona.
Conhecer e identificar o nível de maturidade de gestão da empresa é um diferencial importante, pois identifica seus pontos frágeis e seus pontos fortes, facilitando e potencializando a criação de planos de ação para fortalecer o negócio e alavancar seus resultados.
Modelo Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) – 1000 pontos
Utiliza os critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade em sua plenitude, destinando-se a organizações que já possuem um modelo de gestão plenamente estruturado e implementado.
Modelo Rumo a Excelência – 500 pontos
Utiliza-se dos critérios rumo a excelência, utilizados pelos prêmios regionais e setoriais, destinando-se a organizações que estão em estágios intermediários da estruturação do seu modelo de gestão para a excelência.
Modelo Compromisso com a Excelência – 250 pontos
Utiliza os critérios compromisso com a excelência, que se destina a empresas que estão em estágios iniciais de estruturação de seu modelo de gestão.
MEG - Modelo de Excelência em Gestão.
Uma organização que está em busca da excelência da gestão pode adotar o MEG para alcançar seu objetivo. Ao implementar o MEG, a organização é instigada a aperfeiçoar seu sistema de gestão e buscar resultados melhores. O MEG é um modelo de referência e aprendizado que serve para todo tipo e porte de empresa.
Modelo Sistêmico: Possui um conceito de aprendizado e melhoria contínua, pois seu funcionamento é inspirado no ciclo do PDCL (Plan, Do, Check, Learn).
Não é prescritivo: O MEG é considerado um modelo de referências e aprendizado no qual não existe prescrição na sua implementação de práticas de gestão. O modelo levanta questionamentos, permitindo um exercício de reflexão sobre a gestão e a adequação de suas práticas aos conceitos de uma empresa classe mundial.
O Plano de Ação representa o planejamento de curto e médio prazo (um a dois anos) e que integra as ações de longo prazo (plano estratégico) com a condição atual do negócio. Ele define as estratégias e ações frente à realidade atual de uma organização frente a sua visão de futuro.
Este plano integra os vários departamentos da organização, (Financeiro, Vendas, RH, Operação, TI etc) na medida em que, de maneira coordenada e alinhada as necessidades e objetivos do negócio, promove ações para a melhoria do negócio e seus resultados.
A construção de um plano de ação é composta por 5 etapas:
É eficaz frente ao desafio da sustentabildade das organizações
e o cenário onde está inserida. É uma forma organizada de se promover ações concretas para a busca de resultados, que considera não só os recursos da organização, mas os interesses e restrições de seus vários departamentos.
Sistematiza as etapas do processo de gestão
esta ferramenta tem sido recomendada especialmente pela capacidade de melhor comunicar os objetivos e ações da organização para obtenção de melhores resultados, assim como pela sua capacidade de integração e engajamento das áreas frente a estes objetivos.
Um plano de ação ajuda na tomada de decisões rápidas e eficazes
há ocasiões em que um plano de ação muito simples é viável, porém em outros casos é necessária a criação de um documento para fins de arquivamento, reflexão e principalmente comunicação eficiente e visual com outras pessoas envolvidas.
Programa EVOLUT de Redução de Custos via Lean.
A EVOLUT entende que a busca pela eficiência e a eliminação de desperdícios para a redução de custos, deve ser algo constante e deve estar alinhado com os processos estratégicos da organização.
Com base nesse entendimento e na diversidade da experiência de seus consultores, foi desenvolvido um programa de redução de custos através da metodologia Lean capaz de acelerar resultados com foco e simplicidade.
A metodologia Lean foi desenvolvida após a 2ª Guerra Mundial, por um grupo de cientistas e engenheiros japoneses da Toyota, que aprenderam o sistema de produção em massa da indústria norte americana, verificaram a impossibilidade de replicar aquele modelo nos processos desenvolvidos pela Toyota até então. Assim, adaptando a sua realidade, os engenheiros da Toyota inovaram nos processos e sistemas de manufatura que conheceram de tal forma, que permitiram a fabricação de produtos em pequenos lotes, com grande variedade. Sem grandes investimentos, buscando eliminar todos os desperdícios, as linhas de produção foram projetadas para serem simples e práticas de forma a atender a exata demanda dos clientes.
Seguindo estes mesmos princípios e somando-se a visão estratégica, as técnicas Lean foram rapidamente adaptadas para os processos administrativos e hoje são aplicadas nos dois ambientes – manufatura e administrativo em empresas dos mais variados ramos, segmentos e portes.
Identificação do Ambiente e Coleta de Informações
Momento onde os consultores EVOLUT irão avaliar o orçamento vigente (se houver), plano de contas, relatórios de acompanhamento, indicadores, estrutura de centro de custos, organograma e entendimento da visão/missão/valores entre outras informações.
Análise e Estruturação do Programa
Após o entendimento do cenário empresarial, será possível avaliar a cadeia de valor do negócio e propor as mudanças necessárias, como papéis e responsabilidades da liderança e a readequação dos recursos por área, assim como as áreas ou departamento com maior potencial de contribuição para a redução de custos, com metas factíveis a cada um e alinhadas à estratégia da organização.
Motivação para o Lean
Nesta fase as conceituadas técnicas Lean, já validadas por inúmeras empresas ao redor do mundo, serão disseminadas (sessões de treinamentos) para os departamentos escolhidos, cujas equipes, engajadas pelo conhecimento da missão que lhes foram atribuídas, conduzirão projetos de redução de desperdícios e melhoria contínua (Kaizen).
Desta maneira vamos garantir que o entendimento da missão, das estratégias e técnicas promoverão o engajamento das equipes para definir e executar as ações de redução de custos. Tudo isso de forma simples e objetiva, contando com o compromisso da Evolut de manter a confidencialidade das informações e de prestar todo o suporte ao longo do processo.
Somente oferecendo valor superior aos clientes e investidores é que uma organização continuará a crescer e prosperar. Por isso, num mundo cada vez mais competitivo, organizações buscam pela melhor eficiência como forma de reduzir custos, maximizar seus lucros e se perpetuar.
Porém, estes padrões de valor são evasivos, devido às mudanças de preferência do cliente e investidor, motivados por nova concorrência, nova tecnologia, e uma série de outros fatores econômicos, sociais, políticos e ambientais. Para tal, a Evolut desenvolveu um roteiro para a busca da excelência operacional como uma estratégia para toda a organização.
O roteiro para a excelência operacional desenvolvido pela Evolut envolve todos os empregados e atingem todos os processos de uma organização, sendo eles administrativos (TI, RH, Financeiro, Planejamento, etc..) como produtivos (manufatura, engenharia de desenvolvimento, suporte, etc).
Baseado na Filosofia Lean
que especifica o valor do ponto de vista do cliente final, vamos identificar todas as etapas no fluxo de valor de cada uma das atividades empresariais, eliminando todas as etapas, ações e práticas que não agregam valor.
À medida que o fluxo é simplificado e otimizado
os custos são reduzidos e os resultados financeiros e de qualidade impulsionam positivamente o clima organizacional, uma vez que passam a vivenciar a eliminação de desperdícios, buscando a perfeição por meio da melhoria contínua.
O roteiro para a excelência traz de forma inteligente e encadeada
uma sequência de análises e de ações de melhoria, sempre utilizando as ferramentas Lean. Com isso, vamos identificar e solucionar problemas, melhorar seus processos e tomar decisões estratégicas. Por meio da contínua aplicação dessas ferramentas, o roteiro vai levar a organização a excelência operacional, conquistando a satisfação de seus clientes, acionistas e da comunidade ao seu redor.
PLANEJAMENTO
Planejamento Estratégico e Plano de Ação
8 horas
Plano de Ação e Orçamento Empresarial
16 horas
Workshop Contabilidade de Ganho
16 horas
Gestão de Custos e Formação de Preços
24 horas
Workshop Gestão de Custos em Projetos e Formação de Preço de Serviços de Engenharia
16 horas
Gestão de Projetos utilizando a abordagem PMBOK Guide (PMI)
16 horas
Gestão de Custos em Projetos
24 horas
Gestão Financeira e Indicadores de Desempenho
16 horas
Gestão de Projetos utilizando o método da Corrente Crítica
24 horas
MELHORIA CONTÍNUA
Filosofia Lean
24 horas
Raciocínio A3
8 horas
Filosofia 5S
8 horas
Kaizen
8 horas
Mapeamento de Processos
8 horas
Diagrama de Causa e Efeito
4 horas
Benchmark – Benchmarking
4 horas
Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM) – I
16 horas
Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM) – II
12 horas
Formação de Agentes de Transformação Lean
80 horas
Control Tower
4 horas
KANBAN
4 horas
*Conteúdo pode ser adequado em função da necessidade.
**Tempo padrão médio podendo ser ajustado em função do público.
Introdução ao MEG;
Gestão e Desenvolvimento Organizacional;
Excelência em gestão.
Gestão de Projetos;
Gestão de Projetos de Melhoria Contínua.
Contabilidade do ganho;
Formação de preço em grandes projetos;
Importância do planejamento e da construção
do plano de ação.
Lean Thinking - Melhoria contínua;
Gestão a vista e indicadores de desempenho;
Kaizen Office;
Benchmark - Benchmarking.
Fortaleça o seu negócio e potencialize os resultados da sua empresa.